top of page

Quem somos
Um graveto sozinho é facil de quebrar, mas vários juntos fica mais difícil de quebrar.
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.

O processo para a fundação da FEDERAÇÃO NACIONAL AFROBRASILEIRA iniciou-se através da IV CONFERÊNCIA ESTADUAL DA IGUALDADE RACIAL - RJ promovida pela SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS PARA MUHERES E IDOSOS E O CEDINE - CONSELHO ESTADUAL DO DIREITO DO NEGRO - RJ em 2018, nossa equipe fez parte da comissão organizadora da IV CONEPIR.
Estas comissões são paritárias representantes da sociedade civil e repreesentantes do governo estadual. Foi um aprendizado para todos. Nosso grupo em função das novas experiências acabamos criando o PROTOCOLO DE INTENÇÕES DE DECLARAÇÃO DE DENÚNCIAS DOS TRATADOS DE DIREITOS HUMANOS NÃO CUMPRIDOS PELO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ao lado a primeira página do Protocolo.


Nosso grupo após instituir a COMISSÃO DO PROTOCOLO DE INTENÇÕES E DECLARAÇÃO DE DENÚNCIA DOS TRATADOS DE DIREITOS HUMANOS NÃO CUMPRIDOS PELO ESTADO DO RIO DE JANEIRO apresentou também uma Moção aprovada na IV CONFERÊNCIA ESTADUAL DA PROMOÇÃO DE IGUALDADE RACIAL DOO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, em 30 de novembro de 2018, no auditório da SEASDH-RJ.

No FÓRUM SOCIAL MUNDIAL na Bahia em 2018 nós da comissão do PROTOCOLO DE INTENÇÕES E DECLARAÇÃO DE DENÚNCIA DOS TRATADOS DE DIREITOS HUMANOS NÃO CUMPRIDOS PELO ESTADO DO RIO DE JANEIRO participamos dos seguintes eventos:
- Palestra sobre (DROGAS, GENOCÍDIOS DE JOVENS NEGROS NA PERIFERIA);
- Debate sobre ( COMO REFORMULAR E
REGIONALIZAR OS CONSELHOS DE DIREITOS HUUMANOS);
- Lançamento do DOMCUMENTÁRIO DAS MULHERES MARISQUEIRAS DO QUILOMBO DE SÃO TOMÉ DE PARIPE E RIO DOS MACACOS. (ARATU SEM AZUL):
- Visitamos a ASSOCIAÇÃO DO QUILOMBO DAS MARISQUEIRAS DE ILHA DE MARÉ fomos recepcionados pelo Presidente da COOPERATIVA DE MARISQUEIROS Sr. Milton - NANÁ;
- Visitamos o QUILOMBO DAS BANANEIRAS EM SÃO TOMÉ DE PARIPE;
- Visitamos uma das Famílias mais antigas da Bahia em ITAPARICA NA PRAIA DE PONTA AREIA que mantem os cultos mais primitivos de Matrizes Africanas Babás Egún;
Em 07 de maio de 2019 nossa equipe realizou a PRÓ FUNDAÇÃO DA FEDERAÇÃO e em 24/09/2019 nós demos entrada no CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL DE PESSOAS JURÍDICAS para registrar a FEDERAÇÃO NACIONAL AFROBRASILEIRA.
Tivemos que vencer algumas barreira uma delas foi em relação ao registro da nossa organização, se você entrar no Google e pedir a informação de quanto tempo leva para voce registrar uma organização do terceiro setor a resposta é esta (O prazo legal para o registro de uma associação no Cartório Civil de Pessoas Jurídicas é de até 30 dias, mas em alguns casos pode demorar mais.)
Nosso registro demorou estranhamente dois anos. Nosso registro nos foi entregue em 03/12/2021.


Um graveto sozinho é facil de quebrar, mas vários juntos fica mais difícil de quebrar.
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.
bottom of page